Como a Fonoaudiologia pode ajudar pacientes com E.L.A.?

Importância do acompanhamento psicológico ao paciente com ELA
30 de novembro de 2020
Como as doações ajudam os pacientes com E.L.A. da ABrELA?
19 de fevereiro de 2021

Fonoaudiologia é a ciência da área da Saúde que atua na promoção, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da linguagem e cognição, da expressão oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala, da deglutição e outros sistemas.

O fonoaudiólogo é atuante em unidades básicas de saúde; ambulatórios de especialidades; hospitais e maternidades; consultórios; clínicas; home care; domicílios; instituições de longa permanência e casas de saúde; creches e berçários; escolas regulares e especiais; instituições de ensino superior; empresas; veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e associações.

Em pacientes com E.L.A. (Esclerose Lateral Amiotrófica), a fraqueza muscular é um sintoma muito frequente. E esta fraqueza também pode afetar a musculatura responsável pela mastigação, deglutição, voz e fala, gerando quadros de disfagia, disfonia e disartria.

Por isso, é recomendada a inclusão da Intervenção da Fonoaudiologia no tratamento interdisciplinar deste paciente.

 

Como funciona a Intervenção da Fonoaudiologia no paciente com E.L.A.?

A Intervenção da Fonoaudiologia no paciente com E.L.A. envolve informações e estratégias que permitem uma deglutição segura e uma comunicação funcional, por meio de:

  • Estratégias compensatórias
  • Exercícios miofuncionais
  • Exercícios respiratórios
  • Técnicas que aumentam a propriocepção
  • Alterações posturais
  • Manobras de deglutição
  • Controle da fadiga
  • Remoção do excesso e acúmulo de secreção em região oral e laringo-faríngea
  • Escolha dos alimentos e a determinação de sua consistência
  • Bem como a possibilidade de manutenção da comunicação.

Durante a terapia fonoaudiológica, o profissional disponibilizará ao paciente técnicas que melhorem a sua produção fonoarticulatória, garantindo a ele que se mantenha comunicativo em seu meio. 

Na medida em que a doença avança, a capacidade de comunicação se torna mais deficitária. O paciente tende a ter mais dificuldade em passar a mensagem e se fazer compreender, e a tendência é que ele se isole, por falta de comunicação.

Para evitar que isso aconteça, o fonoaudiólogo deve estar atento ao momento ideal em que fará a indicação de um recurso de Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA). 

 

O que é Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA)?

A Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) existe para possibilitar uma melhor qualidade de vida aos pacientes com patologias paralisantes que podem comprometer a fala, como a E.L.A. 

Por meio de recursos como símbolos e equipamentos de controle manual ou ocular, é possível devolver a expressão a pessoas que perderam o poder da comunicação oral por conta de alguma patologia.

A indicação, implementação, desenvolvimento e monitoramento deste recurso dependerá das habilidades motoras e cognitivas do paciente, de sua escolaridade, da funcionalidade do recurso, do treinamento e capacitação de profissionais e familiares.

Estes sistemas podem ser de alta ou baixa tecnologia, o que pode impactar na questão socioeconômica, mas atualmente já existem diversos recursos tecnológicos de baixo custo, que podem ser facilmente adquiridos.

 

Quando é necessário iniciar a Intervenção da Fonoaudiologia no tratamento da E.L.A.?

Por conta da dificuldade na mastigação e deglutição, a alimentação via oral pode representar um risco ao paciente com E.L.A., trazendo algumas complicações nutricionais e/ou respiratórias. 

Por isso, é sempre importante estar atento aos sinais: 

  • Dificuldade ou cansaço para mastigar; 
  • Dificuldade para abrir ou para fechar a boca; 
  • Escape de comida/líquido/saliva pela boca; 
  • Aumento da quantidade de resíduo de alimento na boca; 
  • Dificuldade para remover estes resíduos;
  • Sensação de alimento parado na garganta; 
  • Refluxo nasal (sensação de alimento/líquido subindo para a cavidade nasal); 
  • Ocorrência de engasgos, tosse ou pigarro durante ou após as refeições; 
  • Dor à deglutição; 
  • Desconforto respiratório antes, durante ou após as refeições; 
  • Perda de apetite;
  • Emagrecimento.

Alguns destes sinais e sintomas podem indicar que a proteção das vias aéreas está diminuída, aumentando a chance deste alimento, resíduo, saliva ou líquido entrar no pulmão. Caso isso aconteça, o paciente desenvolve um quadro de pneumonia aspirativa.

O ideal é que o paciente com E.L.A. inicie o tratamento com o Fonoaudiólogo assim que receber o diagnóstico, visto que pacientes que são tratados desde estágios iniciais desenvolvem mecanismos adaptativos e reduzem o risco de aspiração traqueal, mesmo na presença de sérias alterações musculares.

 

O objetivo do tratamento de fonoaudiologia no paciente com E.L.A. não consiste propriamente na normalização da deglutição ou da fala, mas sim em criar técnicas e estratégias terapêuticas que promovam a melhoria do bem-estar do paciente, evite o isolamento social deste paciente e promova a estabilização da condição nutricional, do estado pulmonar, da qualidade de hidratação, além do resgate do prazer alimentar e do aspecto social da alimentação.

Assim como todo o trabalho terapêutico e multidisciplinar que envolve o paciente com E.L.A., a fonoaudiologia deve ser articulado em conjunto com o paciente, com a equipe médica, com os cuidadores e com os familiares para que atinja seu objetivo maior, que é respeitar e garantir a autonomia do paciente.

 

Como ajudar