ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE
ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA
     
Home
              Quem Somos
              Institucional
              Títulos e Prêmios
              Campanhas
              Fale Conosco
      
 
 
 
   
    





Contato

Telefone:
(11) 5579-2668

E-mail:
abrela@abrela.org.br
  Histórico

Em 1998, Acary Souza Bulle Oliveira, neurologista e responsável pelo Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM), idealizou implantar no Brasil um modelo de suporte ao paciente com ELA/DNM, já existente nos Estados Unidos. Essa idéia mobilizou um grupo de neurologistas, que reunidos deram o primeiro passo para a criação da ABrELA: iniciativa pioneira de mobilizar a sociedade civil, cientifica e política da importância de conhecer a doença, sua manifestação na população brasileira e a necessidade de usar todos os recursos disponíveis de efeito comprovado para o tratamento. A proposta era que a ABrELA tivesse uma atuação em todo o território nacional de informação e orientação.

Ainda em 1998, a ABrELA, participou do primeiro estudo epidemiológico Brasileiro, visando conhecer as características da doença no nosso país e, desde então, tem participado de todos os eventos que envolvem a Esclerose Lateral Amiotrófica.

Em 2001, a ABrELA participou pela primeira vez do Simpósio Internacional de ELA/DNM, e tem apresentado para a comunidade científica internacional os estudos realizados no Brasil e publicado por meio de parcerias o resumo desses simpósios para divulgação no Brasil.

O primeiro Simpósio Brasileiro de ELA/DNM foi realizado pela ABrELA em 2002. Temos realizado o simpósio anualmente, visando mobilizar a comunidade científica e profissionais da saúde.

Hoje, a ABrELA é membro da Associação Internacional de ELA/DNM, e está em fase de expansão de suas atividades, com o objetivo de beneficiar um número cada vez maior de pacientes.

 
Beesoft Rua Estado de Israel, 899. Vila Clementino. - São Paulo - SP - CEP: 04022-002
Tel:(11) 5579-2668 - abrela@abrela.org.br - © Copyright - Todos os direitos reservados